4 deles estão disponíveis gratuitamente na internet.
1) Diga meu nome e eu viverei, de Lady Sybylla
Sobre a autora: Lady Sybylla é geógrafa, professora, mestra em paleontologia e fã incondicional de ficção científica. Responsável pelo site Momentum Saga e uma das criadoras do selo Universo Descontruído.
Diga meu nome e eu viverei conta a história de Júlia, uma universitária tentando sobreviver ao apocalipse zumbi em São Paulo. Eu já disse que não conheço muito ficção científica. Isso faz com que não me sinta apta a comentar esse livro com propriedade. Também sou medrosa e, talvez, tenha deixado todas as luzes acesas e não tenha conseguido dormir depois de terminar a leitura. Apenas talvez. Em termos de escrita, é um livro simples e sem grandes pretensões. Também é uma leitura rápida, apenas 172 páginas.
O pdf pode ser baixado gratuitamente aqui.
Também tem uma versão mobi aqui.
E uma epub aqui.
Ah, tem a versão impressa no Clube de Autores, mas aí não é gratuito.
2) Almanaque D'elas, por vários autores
Esse não se encaixa bem na categoria livro como eu venho usando no meu projeto. Por isso, não vou fazer um post inteiro sobre.
Iniciativa da Rede Nacional Feminista de Saúde, Direito Sexuais e Reprodutivos, da Casa da Mulher Catarina e do Fundo Social ELAS. O Almanaque D'elas une textos com passatempos para esclarecer o que é feminismo. A edição é fofinha.
Pode ser baixado gratuitamente aqui.
3) Mulheres negras contam sua história, por várias autoras
Mulheres negras contam sua história é uma coletânea dos textos vencedores do prêmio homônimo. São textos escritos por mulheres negras diversas contando a própria história e refletindo sobre a questão racial na nossa sociedade. Uma leitura rápida, necessária e muito interessante.
Pode ser baixado gratuitamente aqui.
4) Os anões, de Veronica Stigger
Sobre a autora: "Gaúcha radicada em São Paulo desde 2001, Veronica Stigger é
doutora em história da arte, crítica de arte e professora universitária.
Defendeu tese sobre a relação entre arte, mito e modernidade, enfatizando as
obras de Kurt Schwitters, Marcel Duchamp, Piet Mondrian e Kasimir Malevitch. Em
seu pós-doutorado estudou, entre outros, os artistas brasileiros Maria
Martins e Flávio de Carvalho.
Seu primeiro livro, O trágico e outras comédias, foi publicado pela editora portuguesa Angelus Novus, em 2003 e, no Brasil, pela 7Letras, em 2004. Pela Cosac Naify, publicou Gran cabaret demenzial(2007), Os anões (2010) e Opisanie swiata (2013), vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura 2014. Alguns de seus contos foram traduzidos para o catalão, o espanhol, o francês e o italiano".
Os anões mistura tipos de textos diferentes (conto, roteiro, anúncio etc.). Eu, particularmente, não gosto do estilo da Veronica Stigger. Mas alguém que curte um texto mais nonsense e escatológico, pode gostar.
O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.
5) Sete vidas, de Heloisa Seixas
Sete vidas reúne sete contos sobre gatos. Não sou uma dessas pessoas apaixonadas pelos felinos a ponto de criar/acompanhar um twitter ou um tumblr usando os mesmos. Talvez por isso não tenha entendido tanto a pegada dos contos. Entretanto, é bem escrito. Uma leitura rápida e agradável.
Esse não tem para baixar gratuitamente (pelo menos, não de forma legal).